Dia do Orgulho LGBTQIA+

 


Muitas pessoas não entendem o sentido da palavra “orgulho”. Ora, por que nos orgulharmos de sermos gays, ou lésbicas, ou trans, ou bissexuais, ou queers? Muitos associam à ideia de nos sentirmos superiores, melhores aos outros.
Àqueles a pensarem dessa forma, pergunto-me: em qual mundo vocês vivem?
Existe no dicionário uma acepção da palavra “orgulho” associada a “sentir-se bem” e à “sensação de contentamento em relação a si próprio”. Orgulho, portanto, é dizermos está tudo bem em sermos nós mesmos.
Na prática – e para mim! – o orgulho LGBTQIA+ está ligado ao direito de não precisarmos nos sentir errados por sermos gays. É entender e lutar para, em um mundo construído para/pelos heterossexuais, temos direito a uma vida digna e não... não somos menos capazes! É batalhar para, nesse mundo, não termos mais direitos que ninguém, porém apenas aqueles com os quais vocês já nasceram sentindo-se detentores.
Orgulho LGBTQIA+ é olharmos para o nosso passado e para todas as vezes nas quais apanhamos para “andar direito”, “falar direito”, “não desmunhecar” – “não revira os olhos senão eu quebro a sua cara!” – e percebermos que nunca estivemos errado, éramos exatamente como o Universo criador nos desejou. Porém, ao adentrar nesse planeta, sob as ordens de outro Deus, muito mais mesquinho, tirânico e segregador, tivemos de abrir mão de nossas próprias almas.
E, por falar em Deus, orgulho de ser LGBTQIA+ é termos a certeza de que, se ele realmente existe, iremos para o paraíso independente de nossa orientação sexual ou identidade de gênero, pois podemos ser bons, e honestos, e fazer o melhor para os nossos semelhantes e para o mundo.
Orgulho LGBTQIA+ é acreditar no talento, na inteligência e na capacidade de pessoas trans, não as renegando à marginalidade e permitindo-lhes ocupar quaisquer ambientes ou cargos. Aliás, orgulho LGBTQIA+ é brigar, como não fazemos por qualquer outra coisa, para que essas pessoas tenham o mais importante de todos os direitos: o direito à vida. Pois, em nosso país, a expectativa de vida dessa comunidade é de apenas 33 anos.
Orgulho LGBTQIA+ é olharmos para nossas famílias apenas como “famílias”... com todos os defeitos, e as brigas, e as maravilhas de todas as demais. É casar, ter filhos e morrer... podendo deixar nossos bens para quem dividiu a vida conosco e não para aqueles que nos abandonaram quando mais precisávamos.
Orgulho LGBTQIA+ é ter entrado na escola diariamente pedindo a Deus para não apanharmos ou não cuspirem na nossa cara e, mesmo com todas as violências que, na maioria das vezes, não pudemos nem confessar em casa para os nossos pais, conseguimos passar em concursos públicos, e pagar nossas contas, e ter um cachorro, e uma casa ajeitadinha com uma bandeira de arco-íris na porta.
É acordarmos todo dia sem querer acabar com nossas próprias vidas. É podermos ter todas as possibilidades ofertadas aos outros pelo mundo. É vermos um casal LGBTQIA+ na televisão, ou no shopping, ou no cinema, ou em uma propaganda, para não nos sentirmos tão sozinhos e desamparados. Nós existimos e merecemos ser vistos.
E, sobretudo, orgulho LGBTQIA+ é ter os nossos amigos maravilhosos, que diariamente nos dizem o quanto somos especiais em um mundo cheio de pessoas que nos afirmam como uma “obra do satanás”. É termos uma família que, a trancos e barrancos e muitos preconceitos, consegue nos entender, nos respeitar e não nos violentar a cada palavra ou ação. Sim, é possível!
Orgulho LGBTQIA+ é olharmos com respeito o nossos próprios passados, mas, finalmente, podermos rir diante das possibilidades dos nossos futuros.
Obrigado,
amo todos vocês.
Feliz dia do Orgulho LGBTQIA+
Saulo Sisnando


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando meu pai decidiu amar o filho gay.

AQUELAS “PEQUENAS” HOMOFOBIAS DIÁRIAS

Deus. E o menino gay.