O poder que as palavras não têm.




Para Neyara,
na esperança de que, um dia, uma voz atenda do outro lado da linha.

Sempre ouvi dizer que palavras tinham poder. E por isso decidi ser escritor, pois quis acreditar que minhas palavras poderiam mudar o mundo. Mas hoje, enquanto escrevo este texto, meu pai está doente e, de repente, toda a fé que tive na minha profissão se perdeu. Afinal eu sempre rezei para ter alguém do meu lado na hora de sua morte. Mas cá estou eu: sozinho! Pois meus amores me deixaram e minha mãe morreu cedo. E embora eu ainda sinta a presença de todos, eles não poderão segurar minha mão, quando meu pai der seu último suspiro.
E se essas benditas palavras tivessem poder, minha mãe estaria aqui e eu faria alguma destas minhas viagens ao seu lado e a perguntaria se ainda me ama – mesmo após a morte – e se ela me acompanha de pertinho ou se me vê apenas de longe, como se nós – os vivos – fossemos pontos brilhantes no firmamento do paraíso. E finalmente abandonaria aqueles meus atos alucinados e nunca mais ligaria para o antigo número de celular torcendo para que ela me atenda... E, sozinho, no carro, com olhos cheios de lágrimas, não travaria longas conversas imaginárias, mesmo sabendo que ela está morta.
Se as palavras realmente tivessem poder, eu conseguiria voar bem rápido a ponto de me despedir da minha avó. E teria certeza de que hoje ela está no céu, cuidando de minha mãe e cultivando laranjas no pomar de Deus, e fazendo picolés para vender para as crianças que morreram jovens demais. E Deus me levaria antes do programado, mas em troca de minha ida inesperada, ele devolveria às mães desoladas a chance de verem seus filhos mortos uma última vez.
E eu não sonharia mais com meu primeiro namorado. E faria o meu remorso ir embora e eu me perdoaria por tê-lo feito sofrer tanto – com essa minha mania louca de maltratar aqueles que mais amo. E eu traria saúde de volta para alguns amigos queridos. E daria aos amigos solitários a crença de que serão muito felizes, pois Deus não teria criado pessoas tão lindas, para caminharem sozinhas no mundo. E eu não teria vergonha de ainda pensar em ti... E esqueceria aquelas últimas palavras que tu me disseste, e que ainda ecoam na minha mente, como se fossem o barulho agudo de pequenas pedras sendo batidas umas contra as outras, como uma risada irritante de minúsculos duendes malignos. E pararia de sonhar que um dia te encontrarei de novo, e me entregarás algum panfleto na rua e eu te amarei à primeira vista (pela segunda vez). E eu seria mais bonito, e mais homem, e minha voz seria mais grossa, e eu escreveria tão lindamente a ponto destas palavras terem tanto poder que tu não conseguirias viver sem mim. Mas ao mesmo tempo, eu uniria amantes que moram a mais de dois mil quilômetros. Mesmo que estas pessoas fossem tu e ele... Afinal para te ver feliz, eu faria qualquer coisa. E meu coração finalmente esqueceria os passos de uma coreografia imanente e não bailaria secretamente quando tu sentas ao meu lado, nem suspenderia as contrações cada vez que tu danças... Ou quando tu andas com aquele teu andar saltitado de pássaro... Posto que eu te amei, não pela tua voz, nem pelos teus pensamentos confusos, ou pela tua juventude, mas pelos teus gestos conscientes cheios de principio, meio e fim.
Se realmente as palavras tivessem poder, alguém leria estas letras e me amaria na mesma quantidade que eu te amo. E antes de terminar o texto, procuraria meu e-mail em algum canto desta página e me escreveria uma declaração de amor. Pois eu também mereço. E, ao ler estas linhas, tu me amarias de novo e um lindo corvo despontaria em minha janela e eu o seguiria... E ele me levaria a ti. E tu estarias parado, na calçada em frente ao teu prédio (como sempre fazíamos aos domingos na hora do filme) e tu estarias segurando uma nota de cinco dólares, na qual meu nome e meu telefone estariam escritos em vermelho.
E ao entrar no meu carro, eu não perguntaria onde tu estiveste nestes meses... Nem se o amaste mais do que a mim. Porque sei que sim! Eu simplesmente te abriria um enorme sorriso, por não haver no mundo felicidade maior do que esta de te ter de novo.
Se as palavras tivessem poder...


Saulo Sisnando

09 de março de 2012
(e-mail: saulosisnando@hotmail.com)


Ilustração: Pedro Machado

Comentários

  1. Obrigada por ter escrito esse texto tão lindo! Espero, de todo o coração, que tu recebas aquele e-mail e que aqueles picolés estejam sendo um sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Que poder vc tem? Porque sempre que estou triste,vc aparece assim do nada,falando coisas lindas,são 00:00hs ligo meu computador ,porque hoje estou arrazada,pensei que tinha encontrado meu principe(esta falada é da Martinha)mais o perdi assim como outros amores se foram,poxa,porque tem que ser assim,o que tenho de errado,deixa prá lá..........o que importa é que precisava chorar,desabafar e vc conseguiu,vou dormir,quem sabe amanhã....os amantes se encontrem e ...........................

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando o embalo "Saramago" do recado que deixaste pra mim, deixo uma frase dele: "dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos"... Pq, por mais palavras quantas possam existir, em todas as línguas que se possa inventar e por maior que seja a força delas, elas sempre vão tropeçar nisso de não traduzível em nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quando meu pai decidiu amar o filho gay.

AQUELAS “PEQUENAS” HOMOFOBIAS DIÁRIAS

Deus. E o menino gay.