ÚTERO – Fragmentos românticos da vida feminina








Em agosto de 2007, sem grandes ambições e montado com custo quase zero, estreou o primeiro espetáculo do dramaturgo paraense Saulo Sisnando. “Útero – Fragmentos românticos da vida feminina” foi um sucesso estrondoso e inesperado. Diariamente filas espectadores formavam-se em frente ao teatro “Espaço Cuíra”, em busca de um ingresso para o espetáculo, que levava para o palco, sem mitos ou tabus, o universo feminino das mulheres de Belém.
Embora tenha ficado apenas um mês em cartaz, “Útero – Fragmentos românticos da vida feminina” deu credibilidade ao novo dramaturgo, que, aproveitando o sucesso da peça, não deixou a peteca cair e produziu outros espetáculos de sucesso como “popPORN – Sete vidas e infinitas possibilidades de corações partidos”, “Cartas para ninguém” e “Quatro versus Cadáver”, modificando a atual cena paraense e levando multidões aos teatros, provando que espetáculos teatrais podem ser muito divertidos.
Rapidamente, o humor simples e os personagens facilmente reconhecíveis de Saulo Sisnando, fizeram seus textos teatrais migrarem para outros centros urbanos, “popPORN” foi montado no Rio de Janeiro sob o título “Os neuróticos” (atualmente em cartaz no Teatro Vanucci no Shopping da Gávea/RJ) e “Útero” foi montado pela companhia paulista “Fé Cenica”, com muito sucesso em São Paulo.
Em 2010, Saulo Sisnando prepara-se para estrear no Rio de Janeiro seu projeto mais ousado “O incrível segredo da Mulher-Macaco”, com os atores Wendell Bendelack (do espetáculo “O Surto”) e Rodrigo Fagundes (do programa de TV “Zorra Total”), uma super produção, que homenageia os filmes de terror clássicos hollywoodianos.
Em comemoração à maravilhosa e produtiva fase, o diretor/dramaturgo resolveu remontar em Belém o espetáculo que deu origem a tudo: “Útero – Fragmentos românticos da vida feminina”, que estréia dia 10 de abril no teatro “Espaço Cuíra” e segue em cartaz todos os sábados e domingos de abril/2010.
Com novos atores, novos textos e a promessa de ser ainda mais divertido do que a primeira montagem, “Útero” mostra o cotidiano da vida das mulheres, sempre preocupadas com os quilinhos a mais, divididas entre o trabalho e a família, com corações partidos, sempre muito bem maquiadas e com as madeixas lisas a base de escovas marroquinas. “Útero – Fragmentos românticos da vida feminina”, obedece às regras de todos os espetáculos de sucesso de Saulo Sisnando, está recheado de mulheres (à beira de ataques de nervos) e seus inseparáveis amigos gays. Tem cartomantes loucas, com suas maravilhosas mentiras e muitos amores perdidos. O espetáculo é cheio de imagens modernosas, que vão desde os figurinos futuristas até os cenários virtuais, que cobrem o palco e interagem com os atores.
No palco, os atores Flávio Ramos, Luíza Braga e Gisele Guedes, se dividem em dezenas de papéis e dão vida a mulheres, gays, pais ciumentos, filhas rebeldes, românticas alucinadas, peruas tresloucadas, namorados pilantras, etc. Todas as cenas embaladas pelas músicas de Felipe Cordeiro, compostas especialmente para o espetáculo, interpretadas pelo cantor Arthur Nogueira.
“Útero” é o começo. É a síntese do teatro de um dos mais influentes e talentosos novos dramaturgos brasileiros. É um espetáculo leve, que não perde tempo dando lições de moral, mas preocupa-se apenas em divertir a platéia por uma hora e meia. É convite ao exagero, ao desbunde e ao riso fácil. É uma celebração ao amor, à solteirice e aos quilinhos a mais. E é, sem dúvida, é um dossiê cômico acerca desse bicho tão esquisito que sangra todo mês.




“Útero – Fragmentos românticos da vida feminina”
Todos os Sábados e domingos de abril/2010
No “Espaço Cuíra”
Riachuelo esq. 1º de Março
Ficha Técnica:
Texto e Direção Geral:
Saulo Sisnando
Elenco:
Flavio Ramos
Gisele Guedes
Luíza Braga
Direção Musical:
Felipe Cordeiro
Participação Especial:
Arthur Nogueira
Concepção e operação de luz:
Sonia Lopes
Figurinos:
Márcia Braga
Cenários virtuais:
Saulo Sisnando
Operação de Som e Datashow:
Luiz Fernando Vaz
Informações:
(91)81773344

Comentários

  1. Olá sou portuguesa e gostava muito de ter acesso aos texto Do Saulo Sismando. Sou actriz mas actualamente estou a dirigir um grupo de teatro amador. Gostava muito de poder encenar "Os neuróticos" ou "Utero" Se o autor ler isto por favor responda-me.

    Sónia Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Bom, sonia, cá estou eu. Infelizmente voce não mandou nenhum contato... mas seria uma honra ter algum texto meu cruzando atlantico. Meu mail: saulosisnando@hotmail.com

    quem sabe um dia voce não volta por aqui e fazemos alguma coisa juntos!?

    ResponderExcluir
  3. Eu adoreeeei! Faz bem o meu estilo.

    Até.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quando meu pai decidiu amar o filho gay.

AQUELAS “PEQUENAS” HOMOFOBIAS DIÁRIAS

Deus. E o menino gay.